domingo, 27 de junho de 2010

Belas para a malta nova!!!

Hoje como tínhamos dois novos amigos do pedal, optamos por ir até Belas para a volta não ser tão dura. Ás 8:30 já começava a aparecer malta no Ideal, primeiro eu (Carlitos), seguido pelo Sérgio (o 1º dos novos), depois Justa (que já tinha avisado que estava atrasado), Rudolfo (o 2º dos novos), depois Ed e Alex. Acabamos de tomar o pequeno-almoço e fizemo-nos aos terrenos do Cabeço do Sol, por enquanto estava tudo muito animado, mas assim que cruzamos a linha do comboio e entramos nos terrenos da Carregueira, começaram as primeiras criticas, "isto é sempre a subir", e o Justa com a sua calma dizia "estamos quase a começar a descer", mal a malta sabia que para se começar a descer a serio ainda faltava muito e que cada subida que apanhassem era pior que a última, não é a toa que a malta curte tanto estes terrenos, este sofrimento misturado com a adrenalina dos trilhos que por lá se encontram é alegria do Recobtt.
A primeira paragem digna desse nome foi no sitio do costume à entrada do túnel para comer a bucha, meter a conversa em dia e os novatos a dizer que queriam trocar de veiculo pelas motos que por lá faziam ruído, mas as motos nem a todo o lado vão.... à locais só de bike...
Passamos o túnel e mais uma subidas para a malta sofrer, mas o que vinha a seguir era muito bom...aquelas belas descidas até à mata de Belas, que a malta habituada fez sempre a abrir... já cá em baixo esperamos, fomos ver a pista de freeride, voltamos a esperar e o resto da malta nada...até que decidimos subir para ver o que se passava, quando lá chegamos vimos que tinha sido um furo, e ainda por cima câmara de ar de pipo fino...malditas sejam...mas a sorte foi que o Alex tinha uma, o Justa lá pôs mãos à obra e ficou arranjada num instante, voltamos a descer e um pouco mais à frente foi a vez do Alex, nada mais nada menos que cinco furos para tapar à "la remendo", que granda petisco... mas como um Recobttista nunca baixa os braços, lá conseguimos resolver o problema e fazermo-nos aos trilhos.
Já a pedalar pela mata de Belas e quando chegamos à descida do aqueduto ainda com o acidente do Jorge na memoria, a malta avisou os novatos para o perigo daquela descida, o que eles acabaram por fazer com relativa tranquilidade... seguiram-se mais uns saltinhos até chegar à estrada... depois ponto de reabastecimento nº 1, e com caracóis.... :) mas que delicia....no fim disto como já não era muito cedo e a malta estava com medo dos furos (câmaras não havia e os remendos já escassos) decidimos vir para o Reco pelo alcatrão, apartir da Venda-Seca só o ressalve para o picanço Carlitos-Alex-Justa que no qual o Alex levou a melhor.... a experiência conta muito...fim da volta no Ideal a beber umas fresquinhas... para a semana há mais, aonde ainda não sei mas para pedalar estamos lá....comparece também... 8:30 no Ideal do Recoveiro.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Volta das Praias com escadarias à mistura

Este Domingo eram a “quadrilha” do costume (Carlitos, Ed, Justa e Manel) o camarada Jorge só não veio porque ainda está com dores nas costas (as melhoras).

Saímos do Café Ideal por volta da 09:00 em direcção à Vila de Sintra, nos estretantos ainda tivemos que consertar o aro da KTM do Manel pois estava a cortar a câmara de ar junto ao pipo, já na Vila descobrimos uma escadaria espectacular, ainda começámos a descer mas o Manel disse que íamos enganados, no entanto, ia dar ao mesmo sitio onde passámos minutos depois. Fizemos a descida que nos leva à curva da ribeira com as precauções habituais e atravessamos Galamares em direcção a Colares. Subimos pelo pinhal em direcção à Praia Grande (onde encontrámos o Rui Perez) e seguimos depois pela Praia Pequena em direcção ao cruzamento da Praia Grande onde fizemos uma paragem para “hidratar”.

As Azenhas do Mar era o nosso próximo objectivo, passámos pela Praia das Maçãs e ao começarmos a descer para as Azenhas, eu e o Carlitos encostámos à esquerda e deparámo-nos com uma escadaria “brutal” até lá a baixo. Os restantes desceram pela estrada (não sabem o que perderam J), escusado será dizer que estas “escadinhas” ficaram logo a fazer parte do itinerário da volta das Praias. De seguida passámos pela Praia da Aguda em direcção ao Magoito, o Carlitos estava com apetência para cair, pois não estava a conseguir desencaixar os pezinhos e por 2 ou 3 vezes tombou para o lado.

O calor já se fazia sentir, e o “estradão” que tínhamos pela frente até Fontanelas custou um bocado mas o objectivo era chegar à tasca e beber mais uma … e foi num instante que nos pusemos lá. Já mais recompostos, foi sempre a rolar até à Várzea, depois Lourel e com o cansaço a fazer-se sentir, a subida para o Modelo (Lourel) custa sempre um bocado mas tudo se faz, pois o objectivo era chegar à Cavaleira para nos “refrescarmos” mais uma vez J. Foram cerca de 50 km com a boa disposição do costume, só é pena sermos apenas 4 elementos … que é feito do resto do pessoal? APAREÇAM!

domingo, 6 de junho de 2010

De volta a Belas!!!

Hoje apareceram quatro membros para a volta domingueira do Recobtt: Justa, Ed, Carlitos e o Jorge uma nova cara para nos acompanhar. Depois de ingerido o café matinal no Ideal, fizemo-nos ao pedal em direcção ao Cabeço de Sol, num ritmo moderado e com muita conversa à mistura, entramos de seguida em terrenos da Carregueira, e aquilo está muito estranho, têm água que se farta, não sei de onde virá tanta água. Trilho das silvas e subida da prisão, e o nosso novo camarada a aguentar-se muito bem, só nas subidas do C.C. Belas é que se começou a queixar um bocadinho, mas como também as subidas já estavam a acabar, e depois era descer à grande até ao túnel, só me lembro de chegarmos cá abaixo e estava tudo a dizer maravilhas dos trilhos. No túnel como é normal fizemos a pausa habitual para comer a bucha e meter a conversa em dia, de seguida foi a cantoria habitual na passagem do túnel para depois voltarmos a penar na subida dos calhaus e a mais engraçada que é a parede. Voltando às descidas (que é o que a malta gosta) havia mais pedras espalhadas que o habitual, mas não foi por isso que a malta se amedrontou. Já na mata de Belas foi simplesmente desfrutar da paisagem, até à descida ao lado do aqueduto, em que o Jorge teve um desmontar de bike diferente do habitual, ficou um pouco mal-tratado, e que fez com que fossemos mais rápido até ao ponto de reabastecimento para pedirmos um pouco de gelo. Ele ficou com algumas marcas na cabeça e ainda bem que tinha capacete, já mais recomposto perguntamos se queria seguir por mato, ao qual ele disse logo "lógico", e lá seguimos nós em direcção ao trilho das hortas, seguiu-se a pista de freeride, subida dos Bobbys e depois novamente umas descidas para a malta se alegrar, carreiras de tiro e toca a pedalar que o Ideal já estava perto para a malta se refrescar... Para a semana já sabem 8:30 no Ideal para quem quiser pedalar!!!!