segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ó Serra, Ó Serra ... porque sobes tanto (25.10.2009)

Neste Domingo compareceram apenas 4 elementos (Justa, Ed, Alex e Manel), o nosso camarada Carlitos não pode comparecer devido aos estudos mas estou certo que gostaria de ter vindo connosco.

Saímos do Ideal cerca das 9:00 em direcção à Vila de Sintra, o dia apresentava-se excelente para a prática do BTT. As duas primeiras paredes foram as da Regaleira e as de Seteais, logo a seguir foi a estrada que nos leva pelo meio da serra (sempre a subir) até à entrada do Trilho Maravilha, fizemos apenas uma paragem para comer pois o Manel já tinha o estômago colado às costas.

Fizemos o Trilho, bem como as duas variantes (à direita) a descer até ao ponto de reabastecimento dos Capuchos, o próximo objectivo era o parque das Merendas junto à Peninha, iniciado por trilhos de terra e que acabou em asfalto. Ao atravessar o parque, o Alex que ia à frente, no meio da gincana entre as várias pedras, embateu com o pedal numa delas e contemplou-nos com um bonito “tralho” sem consequências de maior pois caiu de costas no chão “fofinho”.

De seguida fizemos um trilho sempre a descer (bastante técnico) até ao 2º parque de Merendas mais a baixo, onde eu também ia “malhando” pois as raízes húmidas conseguem apanhar-nos desprevenidos (mas ainda não foi desta), no meio de muita derrapagem e escorregadelas chegámos lá a baixo sem problemas. Depois fomos apanhar o estradão (tb sempre a descer) que nos leva à estrada um pouco antes do Pé da Serra.

No Pé da Serra virámos à direita para, de novo, subirmos até ao cruzamento dos Capuchos, onde comemos qualquer coisa para depois seguirmos por terra o caminho até à entrada do Trilho Maravilha e o resto por estrada até ao portão do trilho que vai dar a Seteais. Aí o Manel, que já estava farto de estar em cima da bike, também “provou” o chão com folhas “fofinhas” mas foi porque quis, deixou-se cair … até fez um bocadinho de sangue e tudo … assim vale a pena (LOL).

Descemos as escadas da Piriquita e já só queríamos era chegar à Cavaleira pois tínhamos um encontro com as SuperBock que estavam à nossa espera.

Muito mais satisfeitos, despedimo-nos do Alex e ainda fomos ao Elefante Azul dar uma banhoca às bikes, pois já mereciam.

P’rá semana parece que vamos ter algumas “faltas” (Ed e Manel), os restantes vejam se aparecem … principalmente os que não vêm há mais tempo. Temos saudades vossas.

domingo, 18 de outubro de 2009

UM BELO DIA DE PRAIA!!!

Hoje como estava um dia bem bonito decidimos ir dar uma volta pelas praias cá da zona, e para cumprir esse objectivo compareceram cinco membros do Recobtt, que passo a identificar: Carlitos; Alex; Justa; Ed; Manel. Como não pode faltar o café matinal do Ideal, lá fomos direitos ao pequeno-almoço, ainda pusemos a conversa em dia com a malta conhecida que por lá estava e de seguida pusemos o pé ao pedal e dirigimo-nos até à bela vila de Sintra, ai continuamos até ao Palácio da Regaleira e depois era começar a descer até ao belo trilho que nos leva até Galamares, e que louco é esse trilho, é sempre a abrir por ali abaixo, depois é a vez de fazer um pouco de alcatrão para de seguida voltar a entrar na terra, desta vez com o objectivo de ir até ao Mucifal, pelo meio dos trilhos frequentados ainda deu tempo de eu dar um tombo numa pedra manhosa, nada de preocupante, só umas marcas de oficio. Quando chegamos ao Mucifal foi a vez de o Manel nos guiar pois andávamos um pouco perdidos pelo meio dos sentidos proibidos, quando chegámos a Colares foi a vez de voltar para a terra de maneira a ir até à Praia Grande, como houve alguém que disse que até lá não havia subidas decidimos apostar a cerveja, pouco depois a cerveja estava paga com uma bela subida, mas também como a malta estava muito animada não havia subida que escapa-se. Já com a subida concluída foi a vez de começarmos a descer até à Praia, e aquilo é engraçado, vimos as vistas e começamos a subir para a Praia Pequena, apanhamos o obstáculo "areia" e continuamos até à Praia das Maçãs, metemo-nos pelo meio das vivendas e pouco depois já estávamos a descer para as Azenhas do Mar, ai como havia uma boa subida à nossa espera decidimos ir até à tasca, depois de mais frescos aquela subida até parecia umas escadas tanta foi a alegria, seguimos pelas as arribas que nos levam até à Adraga e de seguida o Magoito, e ai toca a subir novamente de modo a ir a Fontanelas, depois teve que ser alcatrão, o que faz com que a malta se arraste um pouco, mas com a ajuda de um camarada lá encontramos mais uns trilhos para explorar, foi um sobe e desce alucinante que agradou a todos, e que nos levou até à Varzea ai na sociedade local vimos o final do GP ( Rossi em 2º) e voltamos à estrada o Justa estava louco a pedalar e todos nós tínhamos como objectivo a Cavaleira, a esplanada esperava-nos, o Alex como estava atrasado não pode ficar, o resto apanhou um pouco de sol e depois também se fizer à estrada pois já merecíamos o almoço. Para a semana à mais compareçam, boa sorte para os orientistas em Monfortinho.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

11.10.2009 - Belas (ao contrário)

Neste Domingo solarengo estiveram 5 elementos presentes (Ed, Justa, Alex, Manel e Carlitos) no Café Ideal para mais uma volta do Recobtt.
O destino escolhido foi Belas e, cheios de vontade, lá fomos em direcção ao Cabeço-do-Sol, passámos pelo Casal-da-Mata, pelos trilhos da Carregueira e apanhámos logo a 1ª parede que nos punha lá em cima ao pé dos porcos. Depois foi sempre a descer e, até fizemos uns "single tracks" novos ao pé da pista de freeride, depois foi só seguir caminho até à tasca.
Depois de um momento de descontracção, sabiamos o que nos esperava, subir até lá a cima ao trilho que nos leva ao túnel de Belas mas com calma tudo se consegue. Ao chegar lá a cima esperáva-nos a parte melhor (para alguns) descer até ao túnel por aquele trilho cheio de calhaus e raizes a "alto speed" mas a meio do "prazer" tive uma "snake bite" onde fomos obrigados a parar e aproveitámos para comer qualquer coisa. Depois do furo arranjado, ainda nos faltava metade do troço mas o Alex acho que nem chegou a encaixar os sapatos, teve a mesma sorte que eu (A Spark também fura :)). Eu, o Manel e o Ed esperámos pelo Alex e pelo Carlitos do outro lado do túnel.
Como no Domingo estávamos para "sofrer" vai de subir as duas paredes até lá a cima ao B.C.C., um pouco mais à frente o Ed ainda nos contemplou vou um "tralho" mas um duro é um duro.
Fizemos um compasso de espera lá em cima no Moinho da Carregueira e lá concordámos em descer o Moinho pelo trilho mais Radical, a porrada foi tanta que cheguei lá a baixo à rasca dos braços mas totalmente satisfeito. Julgo que o Alex ainda caiu mas nada de especial e todos chegámos lá a baixo ilesos (e as bikes tb). Depois foi seguir pelo alcatrão até ao café Ideal para hidratar mais um pouco pois estava muito calor.
O espirito do Recobtt é estar sempre ao mais alto nível e à espera do próximo Domingo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Volta do Oeste (05/10/2009) - Feriado

A volta inicio-se como de costume no café Ideal (Recoveiro) com 5 elementos presentes: Ed, Carlitos, Justa, Manel e Tao Tao.
Em direcção ao cabeço-do-sol juntou-se ao grupo um "canideo" decidido a acompanhar-nos na volta. Passámos pelo Casal da Mata, terrenos da Carregueira e Belas Club de Campo, onde fizemos uma pequena paragem para comer e lá conseguimos com que o cão ficasse por ali. Depois seguimos em direcção ao Parque de Campismo de Vale de Lobos, Almornos (onde eu e o Manel perdemos o grupo, ... estavam na tasca a hidratar e nós não reparámos), mais à frente, os nossos "amigos" cães estavam bem presos mas sempre com aquela cara de poucos amigos. Quando chagámos a Negrais foi só recompor as energias e seguir caminho em direcção às antenas da Marconi, depois Pedra Furada, Sabugo e Raposeiras ... onde nos separámos, pois eu e o Manel iamos pelo alcatrão e os restantes foram pelo cabeço-do-sol para fazerem mais um pouco de terra.
Vem aí a chuva ... vem aí a lama ... VENHAM ANDAR DE BIKE (não se paga nada).

domingo, 4 de outubro de 2009

AUTODROMO-by ALEX

Hoje a malta atrasou-se um pouco devido a uma troca de pedais na bike do Horácio, mas comparecemos, quando chegamos ao Ideal, ainda estava fechado mas o Alex já lá estava, como não vimos ninguém para abrir o café, decidimos arrancar com destino ao Algueirão, ai fizemos uma paragem para tomar o pequeno-almoço, de seguida fomos para Mem-Martins e depois andamos pelos trilhos paralelos há estrada do cascaishopping, de seguida foi a estrada da Lagoa Azul até chegarmos há entrada do lado esquerdo da serra, ai foi sempre a seguir o Alex que ele conhecia o caminho que nos iria levar até ao autódromo do Estoril, para dar-mos uma olhadela nas motos, pedalamos por bons trilhos pena era o excesso de calhaus, passamos por uma rave onde estava um barulho descomunal, e pessoal torcido nem se fala, e pouco depois já estávamos a ouvir as motas, aquilo como estava tudo vedado com fitas a malta não se conseguiu aproximar, até eu ter dado com uma falha nas fitas e lá fomos nós, vimos duas voltas das 250cc, e depois seguimos o nosso passeio, sempre ao lado do autódromo a ver a malta a chegar e as motas a passar, e pouco depois já estávamos na estrada da Lagoa Azul novamente, agora o objectivo era o estradão dos jipes, e o que fizemos com alguma dificuldade, e depois o mais agradável que é aquela descida até ao Seteais, mas que adrenalina que aqueles trilhos provocam, aquilo é sempre a rolar e a gritar pelo Horácio para ele não ficar para trás, mas como aquilo passa depressa, e depois é alcatrão a diversão já não é a mesma, acho que os únicos pontos que posso mencionar aqui é as escadinhas da Periquita 2 e o melhor de todos que é o reabastecimento na Cavaleira, depois de tudo mais fresco é pedalar até ao almoço.....atenção que amanhã há mais....